Cruzeiro marca o lugar próximo do assassinato de Zequinha e Lamarca |
A comunidade rural de Pintada, que pertence ao município de Ipupiara, recebeu pela 10ª vez a Celebração dos Mártires. Este ano, o evento foi diferente, pois sua programação foi paralela ao II Fórum Direito à Memória e à Verdade.
Nem o forte calor das 15h, nem o cansaço dos que participaram do momento celebrativo e da inauguração do Memorial Antonio Santa Bárbara em Buriti Cristalino, povoado de Brotas de Macaúbas, impediu que o dia 17 de setembro fosse lembrado e rememorado pelos que viveram os tristes tempos da ditadura cívico-militar e pelos que sucederam a este período histórico do Brasil e da América Latina.
A Capela de São Sebastião, padroeiro religioso da comunidade, estava cheia quando o Pe. Cláudio deu início à celebração. Cantos, leituras bíblicas, textos e pronunciamentos que lembraram martírios bíblicos e próximos da realidade de onde ocorria os eventos serviram como instrumento de retrospectiva dos torturosos momentos que viveram Lamarca, Zequinha, Otoniel e outros.
Após a celebração e ao lanche servido pela comunidade, o qual teve como pano de fundo uma exposição com fotos, camisetas, cartazes e matérias jornalísticas sobre os assassinatos e que lembraram o decênio da Celebração dos Mártires, o grupo seguiu para o local onde morreram os homenageados. No entanto, antes de chegar ao local exato dos homicídios, houve o lançamento da pedra simbólica que fez uma alusão ao futuro Santuário dos Mártires que será construído pela Diocese da Barra e seus parceiros.
No local do assassinato, como também nos outros momentos, personalidades locais e regionais manifestaram ou desabafaram suas lutas, as quais se constituem como uma continuidade da defesa de Lamarca e Zequinha. Destaca-se a fala de Jacó (coordenador do Centro de Assessoria de Assuruá - CAA), ainda na Capela, quando questionou o porquê da morte de Lamarca e Zequinha. O próprio orador respondeu à sua indagação afirmando que os mesmos morreram em prol da melhoria de vida da população, sobretudo, a do campo.
O momento na Pintada foi encerrado com palestras aos estudantes do município de Brotas de Macaúbas no anfiteatro da Praça Carlos Lamarca.
SANTUÁRIO DOS MÁRTIRES DIOCESE DE BARRA BA
ResponderExcluirFOTOS PINTADA.
Alguém conhece a Pintada? Pra quem não sabe, pintada foi o local na Bahia onde o Capitão Lamarca foi assassinado, ao lado do seu companheiro Zequinha Barreto, que era natural de Brotas de Macaúbas, cidade próxima. Recentemente realizei o sonho do meu pai em conhecer o locar e fiz uma apresentação de slides com as fotos. Quem tiver curiosidade de conhecer, é só acessar um vídeo no youtube em:
http://www.youtube.com/watch?v=LKDBJnO0KdU
HOMENAGEM AOS 6 MÁRTIRES DA DIOCESE DE BARR BA:
ResponderExcluirSaudade... é...
... levar dentro do coração
a presença de um ausente querido...
é sentir a emoção
de um amor perdido...
é ter a sensação
daquele abraço sentido...
saudade, é simplesmente,
sentir como permanente,
aquele alguém ausente,
cuja presença se pressente,
é aquele passado,
sempre lembrado,
que queremos de presente
no momento presente...
Esperamos que se apresente,
voltando em caráter permanente...
É um doce sentimento,
lembrado sem lamento,
de um momento de felicidade,
a ser lembrado apenas... com saudade
Que Deus os tenha.
Diretamente do Memorial dos Mártires Pintada BA
Mons.Bertolomeu Gorges
17/09/2011
Atenção Brasil:No dia 17/09/2013 será inaugurado em Pintada de Ipupiara BA o 2º Memorial dos Mártires da America Latina.
ResponderExcluirA Urna Funeral que contem os restos mortais do Manoel Dias já esta em Viagem.
Mons.Bertolomeu Gorges