sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pintada acolhe mais uma Celebração dos Mártires



Cruzeiro marca o lugar próximo do assassinato de Zequinha e Lamarca

A comunidade rural de Pintada, que pertence ao município de Ipupiara, recebeu pela 10ª vez a Celebração dos Mártires. Este ano, o evento foi diferente, pois sua programação foi paralela ao II Fórum Direito à Memória e à Verdade.

Nem o forte calor das 15h, nem o cansaço dos que participaram do momento celebrativo e da inauguração do Memorial Antonio Santa Bárbara em Buriti Cristalino, povoado de Brotas de Macaúbas, impediu que o dia 17 de setembro fosse lembrado e rememorado pelos que viveram os tristes tempos da ditadura cívico-militar e pelos que sucederam a este período histórico do Brasil e da América Latina.

A Capela de São Sebastião, padroeiro religioso da comunidade, estava cheia quando o Pe. Cláudio deu início à celebração. Cantos, leituras bíblicas, textos e pronunciamentos que lembraram martírios bíblicos e próximos da realidade de onde ocorria os eventos serviram como instrumento de retrospectiva dos torturosos momentos que viveram Lamarca, Zequinha, Otoniel e outros.

Após a celebração e ao lanche servido pela comunidade, o qual teve como pano de fundo uma exposição com fotos, camisetas, cartazes e matérias jornalísticas sobre os assassinatos  e que lembraram o decênio da Celebração dos Mártires, o grupo seguiu para o local onde morreram os homenageados. No entanto, antes de chegar ao local exato dos homicídios, houve o lançamento da pedra simbólica que fez uma alusão ao futuro Santuário dos Mártires que será construído pela Diocese da Barra e seus parceiros.

No local do assassinato, como também nos outros momentos, personalidades locais e regionais manifestaram ou desabafaram suas lutas, as quais se constituem como uma continuidade da defesa de Lamarca e Zequinha. Destaca-se a fala de Jacó (coordenador do Centro de Assessoria de Assuruá - CAA), ainda na Capela, quando questionou o porquê da morte de Lamarca e Zequinha. O próprio orador respondeu à sua indagação afirmando que os mesmos morreram em prol da melhoria de vida da população, sobretudo, a do campo.

O momento na Pintada foi encerrado com palestras aos estudantes do município de Brotas de Macaúbas no anfiteatro da Praça Carlos Lamarca.

3 comentários:

  1. SANTUÁRIO DOS MÁRTIRES DIOCESE DE BARRA BA
    FOTOS PINTADA.
    Alguém conhece a Pintada? Pra quem não sabe, pintada foi o local na Bahia onde o Capitão Lamarca foi assassinado, ao lado do seu companheiro Zequinha Barreto, que era natural de Brotas de Macaúbas, cidade próxima. Recentemente realizei o sonho do meu pai em conhecer o locar e fiz uma apresentação de slides com as fotos. Quem tiver curiosidade de conhecer, é só acessar um vídeo no youtube em:
    http://www.youtube.com/watch?v=LKDBJnO0KdU

    ResponderExcluir
  2. HOMENAGEM AOS 6 MÁRTIRES DA DIOCESE DE BARR BA:
    Saudade... é...

    ... levar dentro do coração
    a presença de um ausente querido...
    é sentir a emoção
    de um amor perdido...
    é ter a sensação
    daquele abraço sentido...
    saudade, é simplesmente,
    sentir como permanente,
    aquele alguém ausente,
    cuja presença se pressente,
    é aquele passado,
    sempre lembrado,
    que queremos de presente
    no momento presente...
    Esperamos que se apresente,
    voltando em caráter permanente...
    É um doce sentimento,
    lembrado sem lamento,
    de um momento de felicidade,
    a ser lembrado apenas... com saudade
    Que Deus os tenha.
    Diretamente do Memorial dos Mártires Pintada BA
    Mons.Bertolomeu Gorges
    17/09/2011

    ResponderExcluir
  3. Atenção Brasil:No dia 17/09/2013 será inaugurado em Pintada de Ipupiara BA o 2º Memorial dos Mártires da America Latina.
    A Urna Funeral que contem os restos mortais do Manoel Dias já esta em Viagem.
    Mons.Bertolomeu Gorges

    ResponderExcluir