quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Câmara Municipal de Ipupiara realiza sessão especial em homenagem a Lamarca e Zequinha


Inserida na programação conjunta do II Fórum Direito à Memória e à Verdade e da 10ª Celebração dos Mártires, organizados, respectivamente, pela Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas, Instituto Zequinha Barreto (Brotas de Macaúbas) e Paróquia São João Batista (Ipupiara), dentre outras entidades, a sessão na Câmara de Vereadores de Ipupiara contou com um restrito grupo na platéia, além de 06 vereadores - Irineu Gomes (Presidente da Câmara), Marlene Gomes (1ª Secretária), Ivoneide Alves, Dutelmar Bastos, Alcides Rodrigues e Vilmar Monteiro.

O evento foi iniciado às 10:10, através da permissão do Presidente da Casa Legislativa. Em seguida a vereadora Marlene Gomes (PP - Partido Progressita) leu um breve relato sobre o ex-capitão guerrilheiro Carlos Lamarca que foi assassinato no município de Ipupiara, no povoado de Pintada, distrito de Ibipetum, no ano de 1971. O terceiro momento foi realizado pelo Pe. Cláudio Nogueira, representante da Paróquia previamente citada que relembrou outros homicídios realizados na região de Brotas e Ipupiara e também no município de Barra (Josael de Lima - Jota), pela ditadura cívico-militar e por latinfundiários, no último exemplo. Além disso, o religioso lembrou que o município de Ipupiara foi pioneiro (em relação a Brotas de Macaúbas) no que concerne ao estabelecimento do feriado municipal do dia 17 de setembro e da construção de uma praça na Pintada em homenagem a Lamarca.

A vereadora Ivoneide Alves (Partido dos Trabalhadores - PT), deu continuidade à sessão com um pronunciamento que fez menção à luta de Zequinha e Lamarca. Segundo a vereadora, a luta destes "mártires" não acabou naquele trágico ano de 1971. Ademais, questionou de que "lado" estes homens estariam nos dias de hoje se por ventura, estivessem vivos. Ivoneide Santana findou sua fala, com ressalvas às injustiças que ainda persistem nos dias de hoje, as quais tentaram ser combatidas por Zequinha, Lamarca e os outros companheiros.

A Ir. Regina Tomazzi, também da Paróquia, relembrou, em seguida, que na 1ª Celebração dos Mártires, no ano de 2001, os testemunhos de amigos e familiares dos mártires, dentre eles, da mãe de Antonio Santa Bárbara, emocionaram a multidão que partipou do evento.

No momento final, o padre retomou a palavra e falou sobre a importância da luta nos dias de hoje, ao citar a morte de Marilene de Jesus, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Bom Jesus da Lapa-Ba. Esta, não foi assassinada a tiros, mas morreu pela violência social que ainda persiste no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário